quarta-feira, 25 de julho de 2012

Planeta Off Road - Jipeirinho a Bordo!

É, a vida é assim. Todos têm seus pequenos brinquedos. Alguns maiores, outros menores. Ai vem aquela namorada linda que curte os 4x4 tanto quanto nós! Ai você casa, tem filhos e ... Bom, para os que conseguem se manter com o jipe, vem a pergunta: bora pra trilha com o pequeno?

Jipeirinho a bordo!

Não é novidade que para carregar uma criança no carro existem normas e equipamentos de segurança disponíveis. Não importa a idade! Criança é um serzinho frágil que precisa de muito cuidado! Mas quais são os cuidados necessários com uma criança em viagens, expedições ou trilhas?

Vamos dividir em alguns aspectos a segurança dos pequenos. A Segurança física, fazemos com alguns cuidados simples como o uso da cadeirinha, cinto de segurança e cuidados quando as crianças estão fora do carro. Os sacolejos do jipe podem fazer mal para os menores, e por isso não é interessante levar crianças menores de um ano por estradas esburacadas. Abaixo de seis meses (quando a criança não tem um controle da cervical) é altamente contra indicado sacolejar com crianças dentro do jipe, mas se for indispensável, acolchoe bem a criança ou mesmo tire-a do carro antes de passar por lugares muito esburacados.

Os pequenos também sofrem mais com o calor, o frio, a exposição ao sol, ao vento, a poeira, os odores fortes (como combustível ou escape) e podem ter sua saúde muito prejudicada de forma rápida e permanente se os devidos cuidados não forem tomados. Protetores nas janelas, vidros fechados e um ar condicionado (com o filtro limpo) usado de forma moderada ajudam bastante. Manter a hidratação (sim, criança desidrata com muita facilidade) é fundamental! A desidratação é um grande risco a saúde de uma criança. Então, água pros pequenos é muito importante!

A cadeirinha:
Para cada idade e peso, existe um equipamento adequado! As chamadas cadeirinhas são divididas em três categorias básicas:

- Bebes conforto: são usados pelos recém-nascidos até um ano de vida. A criança fica invertida com a cabeça para o sentido do movimento. A base disso é dada pela inércia do bebe e do peso da cabeça, que não é proporcional à força do pescoço, que seria incapaz de sustenta-la em caso de uma freada brusca ou acidente!



- Cadeirinhas: só devem ser usadas para crianças acima de um ano ou com mais de 12 a 14 kg e até os 4 anos de idade aproximadamente ou 25 a 28 kg. Esses equipamentos são presos pelos cintos de segurança de três pontos e a criança fica sentada como os demais passageiros do veiculo.

- Buster: é um assento de elevação que tem como principal finalidade deixar a criança com mais de 5 anos com a cabeça na mesma altura de um passageiro adulto, tirando o cinto de segurança de três pontas do veiculo de regiões frágeis e perigosas como pescoço, por exemplo.

Porem, não basta simplesmente usar as “cadeirinhas” já que, se usadas de forma incorreta, elas não tem o mesmo efeito em relação à segurança. Por isso é importantíssimo atentar para o selo de aprovação do INMETRO; afivelar o cinto adequadamente e deixa-lo firme (não precisa ser apertado, mas não pode haver “folgas” que deixem a criança sacudir em qualquer sentido); cuidar para que o peso e idade sejam respeitados; cuidar para que a cadeirinha esteja muito bem presa e FIRME no veiculo e em um local livre de qualquer objeto solto que possa cair sobre ela e a criança.


Saber a posição da cadeirinha no jipe também é importante. Os jipes são veículos mais “duros” e “puladores” e estar no meio dos eixos (que normalmente fica no banco da frente) pode ser a melhor opção para evitar solavancos para a criança. Alem disso, normalmente, jipes (especialmente os com capota de lona) tem sua proteção de habitáculo voltada a motorista e passageiro dos bancos dianteiros, o que torna essa a posição a mais segura para a criança dentro do jipe. A lei prevê que utilitários como picapes, podem carregar crianças no banco da frente, assim como os veículos que não possuem cinto de três pontas no banco traseiro. Se esse é o caso do seu jipe, verifique se esta posição seja melhor pra carregar seu pequeno.


Mas qual a melhor idade para levar o pequeno pra trilha?
Não convém submeter uma criança muito jovem aos solavancos e intempéries de uma trilha. Mesmo porque, a criança não aproveita o passeio antes de dois ou três anos de idade.
Já a partir dessa idade, os cuidados se redobram para o lado de fora do jipe. É fácil perder de vista uma criança que se coloca por trás de um pneuzão. Então, se seu filho (ou de algum amigo) esta acompanhando a trilha ou o passeio, fique sempre atento ao manobrar ou mesmo movimentar o jipe.


Alem disso, as crianças são mais sensíveis a picadas de insetos, alergias e mesmo a poeira (que, no caso de crianças mais novas, pode causar irritação nos olhos, por exemplo) então cuidado!

Na parada pro churrasco na trilha, é importante estar sempre observando os pequenos. NUNCA negligencie seu filho no meio da trilha e JAMAIS tire os olhos dele, mesmo que você ache que outra pessoa o está olhando.
Não haverá um consenso sobre a melhor idade para levar os pequenos pra trilha. Por isso é interessante ter em mente que o mais importante é a criança curtir o passeio e gostar de ir pra trilha! Não adianta impor pra ela um passeio ou trilha se ela não gosta ou se você, como pai ou mãe, percebe que ela não está pronta pra isso.


Pra trilha: Não leve menores de dois anos pra trilhas. Elas não aproveitam o passeio e os sacolejos e demais intempéries podem prejudicá-los de forma irreversível!
Pros passeios: Menores de um ano devem ter atenção especial. Se o trecho off road for muito sinuoso ou esburacado, é melhor deixar o pequeno em casa ou o passeio pra outro dia!
Pras expedições: Seu pediatra é quem vai dizer se seu pequeno tem saúde pra aguentar uma viagem mais longa, ou para locais mais distantes e isolados. Eu particularmente não recomendo viagens muito longas com crianças menores de 3 meses (ou enquanto ela não tiver idade para ter tomado todas as vacinas). O fato de a mãe estar por perto é sempre fundamental! Lembre-se que até os seis meses de idade, ela é o bar, o restaurante e o boteco!


Pras viagens: Viagens curtas podem ser feitas sem grandes problemas, atentando sempre pra todas as regras e normas de segurança e transporte dos pequenos. Pra viagens maiores, procure escolher os horários em que os pequenos costumam estar dormindo (de manha bem cedo ou mais a noite). E que frio ou calor não sejam muito fortes. Se seu trajeto inclui grandes variações de pressão (serras, por exemplo) é interessante ficar de olho nos pequenos durante esses trechos para evitar qualquer problema com ouvidos e garganta (quanto mais nova é a criança, mais cuidado). Algo que os distraia como um DVD ou mesmo um computador passando um filme ou desenho infantil pode ser uma ótima ideia!

Jamais se exponha a riscos com uma criança no carro, e leve sempre provisões para qualquer problema que possa ocorrer (lembre-se de tomar todo cuidado com a alimentação e, especialmente, com a hidratação). Cuidado com alimentos e sucos que podem estragar com o calor ou com a exposição ao tempo. NUNCA deixe seu filho no carro sozinho! Qualquer alavanca, chave ou mesmo um botão apertado na hora errada pode causar um grande acidente na trilha (como soltar um freio de mão, por exemplo). EM NENHUMA HIPÓTESE transporte uma criança sem cinto de segurança!

Evitar acidentes é dever de todos, mas como nem sempre é possível, caso aconteça com você ou seus amigos, é sempre bom estar preparado e saber o que fazer.
Lembre-se sempre: Segurança em primeiro lugar !!

Agradecimentos especiais aos amigos Eduardo Furlan, Rebeca Souza (Garra4x4), Luiz Jaira (Bacana) e Sebastian Barrionuevo (Seba) pela autorização do uso das fotos de seus pequenos, e todos os demais amigos que mandaram as fotos que nao couberam no espaço desse artigo!

Dr. Felipe Marx (Ft./Sc.) é pai do pequeno Arthur de 3 anos, alem de Jipeiro, Socorrista, Especialista em Trauma e Emergência, Safety Management, Professor e Coordenador dos cursos do PSOR (www.psor.com.br), e já passeou muito com o pequeno no seu Suzuki Samurai Canvas, mas ainda não levou ele pra trilha, o que pretende fazer em breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário