terça-feira, 16 de outubro de 2012

Planeta Off Road: Prevenir é melhor que Remediar.


Minha avó já dizia, minha mãe copiava. Ditado popular tão simples e antigo, bem fácil de ser lembrado e, as vezes, difícil de ser seguido. Será que é por isso que continuam acontecendo acidentes “bizarros” que poderiam ter sido tão facilmente evitados ?

Prevenir é melhor que remediar.

Culturalmente, são poucos os que se preocupam com prevenção. Infelizmente uma boa parte  dos ‘’Super Homens’’ de nosso meio ainda tem em suas mentes a filosofia do ‘’só acontece com os outros’’.
Algum tempo atrás, ouvíamos falar de acidentes e feridos em trilhas, passeios e aventuras. Aí começamos a ouvir mais a respeito, começou a acontecer com amigos de conhecidos. Passou a acontecer com nossos amigos. E agora, falta acontecer conosco. Quem será o próximo ?

Um celular na mão, uma rede social conectada e pronto! Temos um resgate ao vivo e milhares de compartilhamentos de um “piloto” fazendo aquela barbeiragem.
Já muito discutido por essas paginas, os acidentes no meio out door são normalmente causados por imperícia, imprudência ou negligencia, e a soma desses fatores, associado ao fato de estarmos longe do acesso a um serviço medico de urgência, me remete a pergunta: 
Porque tanta gente não se preocupa com a própria segurança e a dos demais a sua volta?



Mesmo com a chamada ‘’lei seca’’, que proíbe o motorista de dirigir estando sob efeito de qualquer quantidade de álcool, é comum assistirmos colegas de trilha com muitas latas de cerveja nos jipes. A maioria vazia, já que o piloto as bebeu.



Muito comum também é a falta ou incorreto uso de equipamentos de proteção individual, como o cinto de segurança (esportes automobilísticos), capacetes (escalada, Raffting, Rapel, ciclismo, motociclismo), Roupas e equipamentos apropriados (motociclismo, ciclismo, mergulho), mosquetões, cordas, cilindros  e cabos de qualidade e dentro do prazo de validade, etc. Isso tudo sem citar o correto manuseio de equipamentos de trabalho e dos itens de proteção individual.



Não nos deixemos ser pegos de surpresa em nosso momento de lazer. Atente para o uso correto de todos os equipamentos e não se esqueça de levar consigo os equipamentos de proteção (luvas, cintas, capacetes e o que mais for necessário para sua Aventura), Mantenha sempre alguém avisado do local exato onde vc está, e determine um horário limite para retorno, mantendo-o atualizado por telefone ou radio. Nunca se aventure sozinho, por mais simples e “besta” que o risco possa parecer. Não se esqueça da alimentação e hidratação, e, acima de tudo: Não consuma bebidas alcoólicas ou remédios sem orientação.



Nunca deixe o jipe “solto” em uma descida, não pense que seu carro é um tanque de guerra que passa por cima de tudo e sai ileso, cuidado por que carro não é barco (ta cheio de vídeos na internet de carros afundados em lagos e rios), não ache que seu super potente jipe é um carro de corrida e que um local como uma praia é lugar de “fazer graça” em alta velocidade, jamais deixe pessoas desabilitadas pilotarem, mantenha a atenção e tome sempre todos os cuidados para evitar que alguem se machuque a sua volta.

Seguir e nunca negligenciar as pequenas regras é o que determina que as grandes regras serão sempre observadas. Essas dicas podem não parecer novidade, mas elas são o diferencial que pode salvar sua vida.

Lembre-se: Segurança em primeiro Lugar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário